(47) 3321-2900

ALERTA para sequestro de dados

Uma nova e gravíssima ameaça vem despertando crescente preocupação no mundo.

security

 

Imagine-se privado, subitamente, das informações contidas em seu computador, dos dados constantes dos servidores da sua rede empresarial, de acesso a seu celular, deparando-se com paralisação de atividades e prejuízos exponencialmente majorados a cada segundo que passa.

Esse é o desesperador efeito que se impõe sob ataque de um ransomware, um vírus que literalmente sequestra seus dados.

A infecção pelo ransomware se dá, na maioria dos casos, por e-mails contendo o vírus, mas há registros de outras formas de contágio, como pelo acesso a sites de titularidade duvidosa, uso de redes wi-fi abertas e, em casos mais audaciosos, via arquivos de texto.

Iniciado o ataque do vírus, o computador infectado passa a ter seus arquivos criptografados com uma chave de alta complexidade que torna praticamente inviável qualquer trabalho de restauração.

Se estiver em rede, esse computador pode contaminar outros terminais, ameaçando, em caso de empresas, bloquear o acesso a toda informação registrada em servidores. A única forma de reverter o quadro é pagar o resgate seguindo instruções transmitidas pelo desenvolvedor do agente infeccioso – daí o nome do ataque: ransom equivale a resgate na língua inglesa.

É muito difícil identificar a origem do vírus, seja pelo anonimato do autor do ataque, seja pela forma de pagamento do resgate, que se dá via bitcoin, moeda digital também criptografada.

Não há resposta judicial que se possa deferir para evitar, cessar ou reparar o dano de forma célere e efetiva. O que resta é se preparar para minimizar os prejuízos decorrentes de um possível contágio.

Dada a sensibilidade dos dados que podem ser perdidos e a gravidade dos efeitos de um ataque, recomenda-se, especialmente para as empresas que trabalham com inúmeros computadores infectáveis em rede, que adotem mecanismos de neutralização do ransomware e de minimização dos prejuízos, buscando o auxílio de profissionais especializados em estrutura de tecnologia e segurança da informação.

Sua vez de falar

Deixe seu comentário:

Seu email não será publicado.